De Fernão se fez António Exposição Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António
2 DE FEVEREIRO DE 2020 – 17 DE JANEIRO DE 2021, MOSTEIRO DE SANTA CRUZ (CLAUSTRO DO SILÊNCIO, 1º ANDAR)
(Colaboração do Projeto SANTACRUZ com o Jubileu dos Mártires de Marrocos e de Santo António, com o Ministério da Cultura, com a DGPC, com o MNMC e com o MNAA)
A exposição, com a curadoria de Virgínia Gomes, conservadora do MNMC, apresenta um conjunto de peças notáveis de escultura, pintura e outras, pertencentes a espólios portugueses, que versam sobre a temática dos cinco franciscanos “Mártires de Marrocos” e da influência do seu exemplo sobre o jovem cónego regrante Fernão de Bulhões, que logo passaria à Ordem de S. Francisco, mudando o seu nome para “António”, procurando missionar no norte de África, mas acabando por aportar a terras italianas. A exposição celebra o Jubileu dos 800 anos dos Mártires de Marrocos e de Santo António (1220-2020).
A Realidade Virtual e o Património Arquitetónico Desaparecido - Noite Europeia dos Investigadores
27 de Setembro de 2019, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
As novas tecnologias de representação permitem-nos viajar no espaço e no tempo até cenários desaparecidos da história da Arquitetura. Os óculos de Realidade Virtual, assim como as projeções panorâmicas, são algumas das ferramentas de divulgação para as quais o Projeto Santa Cruz desenvolve conteúdos experimentais.
Colóquio Internacional sobre Reconstituições 3D de Património Arquitetónico Desaparecido
3 de Abril de 2019, Capela do DArq
O Colóquio internacional pretende divulgar e pôr em confronto investigações recentes sobre património arquitetónico, arqueológico e urbano desaparecido que informaram reconstituições tridimensionais desse mesmo património, em desenho manual rigoroso ou usando já as novas tecnologias computorizadas.
Pretende-se discutir os melhores caminhos para garantir o rigor histórico das reconstituições e debater as técnicas e os meios para garantir a elevada fidediginidade das imagens produzidas, a serem retransmitidas pelos mais diversos meios de divulgação. Participam arqueólogos, historiadores de arte, arquitetos, informáticos e especialistas em divulgação e multimédia.
Exposição Artística Mixed Reality
2 - 12 de Abril de 2019, Capela do DArq
Para a 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra ensaiamos colocar algumas figuras do conjunto escultórico da “Última Ceia” de Hodart (1530-34), actualmente no Museu Nacional de Machado de Castro, na capela do Departamento de Arquitetura, antiga capela do noviciado dos Jesuítas.
As figuras foram modeladas automaticamente, e corrigidas com recurso a Inteligência Artificial, a partir de levantamentos de nuvem de pontos realizadas sobre as peças escultóricas originais. Este exercício pretende ser um primeiro ensaio para a devolução virtual da “Última Ceia” à sua disposição original: um espaço sobrelevado (hoje inexistente) aberto na parede do topo nascente do refeitório do Mosteiro de Santa Cruz.
Inauguração: segunda-feira, 1 de Abril, Capela do DArq, 17H00