RESUMO

O Projeto SANTA CRUZ teve como objetivo estudar o antigo Mosteiro de Santa Cruz, uma das principais casas religiosas portuguesas, e a sua situação em 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas e o seu património foi integrado no Estado, vendido ou enviado para museus. Como consequência, partes importantes do antigo mosteiro foram destruídas nas décadas seguintes. O edifício da Câmara Municipal, hoje lado-a-lado com a igreja monástica, foi construído em 1876-79 sobre o claustro renascentista de entrada. Outros elementos se perderam, casos da biblioteca e do dormitório renascentistas e da imponente torre sineira, derrubada em 1935. 

Nem a maioria dos conimbricenses, nem os visitantes externos, têm hoje noção da magnificência passada do mosteiro, localizado no coração da Baixa de Coimbra. O Mosteiro de Santa Cruz foi também central na evolução urbana da cidade, presidindo à ampla Rua de Santa Sofia, a rua renascentista dos colégios, com 200 braças de comprimento e 6 braças de largura. No início do século XX, foi sobre o antigo vale de Santa Cruz que se abriu a principal artéria de Coimbra, a Avenida Sá da Bandeira, verdadeiro boulevard que ligou a Baixa à nova cidade alta.

O Projeto SANTACRUZ, sedeado no CES-UC e no DARQ-FCTUC, teve como objetivo recolher e sistematizar a informação documental e iconográfica sobre a história arquitetónica do mosteiro. Paralelamente, elaborámos uma reconstituição digital 3D to mosteiro em 1834 incluindo partes hoje desparecidas, casos da fachada do mosteiro, dos claustros da Portaria e da Manga, do dormitório, da biblioteca e da torre dos sinos. Tentámos também reconstituir a disposição original do magnífico conjunto escultórico da “Última Ceia”, de Hodart, que presidia ao refeitório e que hoje se expõe no Museu Nacional Machado de Castro.

Os modelos 3D poderão ser visualizados com recurso a smartphones ou tablets ativando QR Codes colocados no local, em sete “hotspots”, explorando os conceitos de “VR/Realidade Virtual” e “AR/Realidade Aumentada”.

Paralelamente, desenvolvemos projetos de reabilitação e reformulação do mosteiro atual e da área envolvente, contemplando a instalação de um centro interpretativo e museológico, de modo a despoletar o debate público sobre o futuro desta área, absolutamente central para o desenvolvimento da cidade.

O Projeto SANTA CRUZ (POCI-01-0145-FEDER-030704) teve início a 1 de Julho de 2018 e decorreu até 30 de Junho de 2022.