9 Setembro 2019
A space and time travel based in AR+VR technologies: a Renaissance fountain and a Baroque bell-tower from Coimbra to FAUP
The eCAADe + SIGraDi 2019 Conference, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Em 2016, Renshaw, Sonnenfeld e Meyers propuseram, na reunião anual da Human Factors and Ergonomics Society, as regras base para o desenvolvimento futuro de um Teste tipo-Turing para a Realidade Virtual, de modo a conseguir atingir os objetivos do jogo de imitação criado por Alan Turing em 1950. Este teste, inicialmente focado em aspetos relacionados com Inteligência Artificial, também promove estudos de como os humanos constroem um julgamento sobre a veracidade e tangibilidade das suas experiências visuais rotineiras. Do mesmo modo, neste workshop, um Teste de Turung de Realidade Virtual será trabalhado e usado como referência para criar com sucesso novos ambientes imersivos.
Neste sentido, tanto a Realidade Virtual como a Realidade Aumentada, dois campos de desenvolvimento emergentes que dão forma ao que foi recentemente definido como Realidade Mista (Mixed Reality), são combinadas para criar empatia entre as experiencias sensorial e intelectual. Para o fazer, vários sentidos, em particular o visual e o auditivo, são explorados.
A composição final será constituída por uma captura de imagem estereoscópica de uma estrutura arquitetónica existente (a Fonte da Manga renascentista de Coimbra) e por um modelo 3D da desaparecida torre sineira do Mosteiro de Santa Cruz, de 45 metros de altura (demolida em 1935 e que era visível do interior do claustro da Manga), ambos inseridos abruptamente no âmbito do terreiro central da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, de Álvaro Siza.
2 Maio 2019
Dinner at the Table: VR/AR Convergence Applied to the ‘Last Supper’
7th RIS eCAADe, Aalborg University, Denmark
Imagine que está sentado à mesa com Cristo e os Apóstolos …! Num exercício de convergência VR / AR levámos o conjunto de terracota da Última Ceia de escala humana (por Hodart, 1531-34), pertencente ao refeitório do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, para a sala de jantar do edifício CREATE da Universidade de Aalborg, local onde se realizou o 7º simpósio internacional regional eCAADe. O objetivo do workshop foi desenvolver estratégias para a conciliação entre as reconstruções de Realidade Virtual e a Realidade concreta local (levantada através de nuvem de pontos 3D e fotografias 360º Stereo 4K) a fim de desenvolver uma continuidade entre os dois mundos. Assim, pedimos aos participantes para elaborarem uma pesquisa 3D (nuvem de pontos e estereoscopia) da sala de jantar do edifício CREATE, com tecnologia de ponta fornecida pelo Projeto Santa Cruz, a fim de reconstruir o conjunto escultórico da Última Ceia e tentar uma convergência sólida entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
11 Abril 2019
Ciclo de Conversas Design+Multimédia
Departamento de Engenharia Informática, FCTUC, Coimbra
Imagine que está sentado numa mesa de reuniões com Cristo, São Pedro e São João…! Num exercício de convergência VR/AR trouxemos parte do Conjunto de Terracota da Última Ceia (de Hodart, 1531-34) para a sala E4.6 do DEI (Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra). Este Workshop é mais um exercício metodológico para reintroduzir o conjunto de 13 figuras de escala humana, atualmente no Museu Machado de Castro, no seu cenário original, um nicho na parede superior do refeitório ainda existente do antigo Mosteiro de Santa Cruz, no centro de Coimbra.