“Caminhos Futuros do Património Desaparecido”
Quarta-feira, 3 de Abril de 2019, Capela do DArq, 9.45 – 18.15
O Colóquio internacional “Caminhos Futuros do Património Desaparecido” pretendeu divulgar e pôr em confronto investigações recentes sobre património arquitetónico, arqueológico e urbano desaparecido que informaram reconstituições tridimensionais desse mesmo património, em desenho manual rigoroso ou usando já as novas tecnologias computorizadas.
Pretendeu-se discutir os melhores caminhos para garantir o rigor histórico das reconstituições e debater as técnicas e os meios para assegurar a elevada fidedignidade das imagens produzidas, a serem retransmitidas pelos mais diversos meios de divulgação. Participaram arqueólogos, historiadores de arte, arquitetos, informáticos e especialistas em divulgação e multimédia.
Caminhos Futuros do Património Desaparecido
“Jean de Rouen. Architecte et sculpteur européen à la Renaissance”
SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2019, MAISON DE LÚNIVERSITÉ DE ROUEN/NORMANDIE, 9.00 – 19.00
Paralelamente, o Projeto Santa Cruz propiciou a publicação, em acesso aberto, das atas do Colóquio Internacional “Jean de Rouen. Architecte et sculpteur européen à la Renaissance” (organizado pela École Pratique des Hautes Études-PSL e pela Universidade de Rouen) no número 7 da digitAR – Revista Digital de Arqueologia, Arquitetura e Artes.
João de Ruão foi um protagonista principal da reforma do mosteiro ocorrida sob D. João III entre 1527 e 1533, sendo o principal responsável pela passagem da linguagem formal do Renascimento da escala de escultura para a da arquitetura, ao realizar uma série de portais, capelas e abóbadas na renovada gramática formal clássica.