BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AAVV (2001), Igreja de Santa Cruz de Coimbra. História, Conservação e Restauro da Fachada e Arco Triunfal, Coleção «Cadernos», 1ª Ed., Lisboa, IPPAR.

ALARCÃO, Catarina Gersão (2009), “Conhecendo Hodart e a sua obra” in A prática da teoria: tratamentos de conservação e restauro, Actas das II jornadas da ARP, Lisboa, ARP, 2009.

ALARCÃO, Jorge de, Coimbra: a montagem de um cenário urbano, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008.

ANTUNES, Joana, Uma epopeia entre o sagrado e o profano: o cadeiral do coro do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, tese de mestrado em História da Arte, Coimbra, FLUC, 2010.

BANDARIN, Francesco; VAN OERS, Ron, Reconnecting the City. The historical Landscape Approach and the Future of Urban Heritage, Oxford/Chichester, Wiley-Blackwell, 2015.

BOLETIM DA DGEMN, nº89 – Jardim da Manga

BRANDÃO. Mário (ed.), “Cartas de Frei Brás de Braga para os priores do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, Revista da Universidade de Coimbra, vol. XIII. Coimbra, Imprensa Académica, 1937.

BRANDÃO. Mário (ed.), Documentos de D. João III, Coimbra, Universidade de Coimbra, 4 vols., 1938.

BRANDÃO. Mário (ed.), Actas dos capítulos do Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra, Publicações do Arquivo e Museu de Arte da Universidade de Coimbra, 1946.

COELHO, Maria Helena da Cruz, “Receitas e despesas do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1534-1535”, Boletim do Arquivo da Universidade, Vol.VI, 1984, pp.375-459

CORREIA, Vergílio, “Hodart escultor”, Terra Portuguesa, nº38, Maio de 1924, pp.22-32.

CORREIA, Vergílio, Uma descrição quinhentista do Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1930.

CORREIA, Vergílio, Obras, Coimbra, Universidade de Coimbra, 2 vols, 1946.

CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Cidade de Coimbra, Lisboa: Academia Nacional de Belas –Artes, 1947.

COUTO, Fernando, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Análise e Reconstituição, tese de mestrado em Arquitetura, Coimbra, FCTUC, 2014.

CRAVEIRO, Maria de Lurdes dos Anjos, Diogo de Castilho e a arquitectura da Renascença em Coimbra, tese de mestrado em História da Arte, Coimbra, FLUC, 1990.

CRAVEIRO, Maria de Lurdes dos Anjos. O Renascimento em Coimbra: modelos e programas arquitectónicos, tese de doutoramento em História da Arte, Coimbra, FLUC.

CRAVEIRO, Maria de Lurdes, O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Coimbra, MC-DRCC, 2011.

“Descripcam e debvxo do moesteyro de Santa Cruz de Coimbra” [1541], Introd. I. S. Révah, Separata do Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Vol. XXIII, Coimbra, Coimbra Editora, 1957.

DIAS, Pedro, A Arquitectura de Coimbra na transição do Gótico para a Renascença, Coimbra, Epartur, 1982.

DIAS, Pedro, Memórias de Santa Cruz, Câmara Municipal de Coimbra, 2003

DUARTE, Marco Daniel, Contemplar o Paraíso O Jardim de Santa Cruz de Coimbra, Lisboa, INCM, 2017

FONSECA, Fernando, Crónicas breves e memórias avulsas de Santa Cruz

GOMES, Saúl António, “Cónegos Regulares de Santa Cruz”, Carlos Moreira Azevedo (Dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Vol. I, pp. 435 -38.

GONÇALVES, António Nogueira, Novas hipóteses àcerca da arquitectura românica de Coimbra, Coimbra, Gráfica de Coimbra, 1938.

GONÇALVES, António Nogueira, O narthex românico da igreja de Sta. Cruz de Coimbra, Porto, Imprensa Portuguesa, 1942.

GONÇALVES, António Nogueira, Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra, Epartur, 1977.

GONÇALVES, António Nogueira, “A torre de Santa Cruz de Coimbra”. Estudos de história da arte medieval, Coimbra, Epartur, 1980.

HAUPT, Albrecht, [data?], A arquitectura do Renascimento em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1986.

HENRIQUES, Francisco, tese de doutoramento em História da Arte,

LOBO, Rui, Santa Cruz e a Rua da Sofia. Arquitetura e urbanismo no Século XVI, Coimbra, Edarq, 2006.

LOBO, Rui, A Universidade na Cidade: urbanismo e arquitetura universitários na Península Ibérica da Idade Média e da primeira Idade Moderna, tese de doutoramento em Arquitetura, Coimbra, FCTUC, 2010.

LOUREIRO, José Pinto, “Antigas dependências do Mosteiro de Santa Cruz”, Arquivo Coimbrão, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Vol.XV, 1957, pp.??-25.

MAGALHÃES, Raquel (Ed.), Viagem de Cosme de Médicis a Coimbra no século XVII, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, 2008.

MARQUES, Cátia Teles e, A sacristia e a encomenda episcopal portuguesa no período da Reforma Católica. O caso da Sé de Coimbra e o patrocínio do bispo D. Afonso de Castelo Branco, tese de doutoramento em História da Arte, Lisboa, FSCH-UNL, 2013.

MARQUES, Cátia Teles e, “Na torre dos sinos do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: um tesouro de moedas medievais e dois desenhos quinhentistas”, Revista de História da Arte, nº 9, 2012, pp.157-173.

PACHECO, António da Costa. 1938 -1939. “Rellaçaõ das Couzas Notaveis da Cidade de Coimbra” [1758]. Publ. por A. G. da Rocha Madahil. Arquivo Coimbrão Vol. IV. Coimbra: Biblioteca Municipal de Coimbra, pp. 209 -213.

PARREIRA, Inês, O Vale de Santa Cruz. Análise e Reconstituição, tese de mestrado em Arquitetura, Coimbra, FCTUC, 2015.

PINHO, João Carlos, Freguesia de Santa Cruz: História, memória e monumentalidade, Coimbra, Junta de Freguesia de Santa Cruz, 2010.

RAMIRES, Alexandre, Revelar Coimbra. Os inícios da imagem fotográfica em Coimbra, 1842-1900, Lisboa/Coimbra, IPM-Museu Nacional de Machado de Castro, 2001.

RAMIRES, Alexandre, Passado ao Espelho. Máquinas e imagens das vésperas e primórdios da Photographia, Coimbra, Museu de Física da Universidade, 2006.

RELVÃO, Margarida, Urbanismo antes dos Planos: Coimbra 1834-1934, tese de doutoramento em Arquitetura, Coimbra, FCTUC, 2015.

RIBEIRO, Mário de Sampayo, “El-Rei D. João III e o Claustro da Manga do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, Separata do Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Vol. XXIV, Coimbra, Coimbra Editora, 1958.

ROSSA, Walter, Divercidade: urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade, Coimbra, tese de doutoramento em Arquitetura, Coimbra, FCTUC, 2001.

ROSSA, Walter, “A Metamorfose do edificado: a parcela de Santa Cruz de Coimbra, um caso de estudo”, in Carlos Dias Coelho (Coord.), Cadernos de Morfologia Urbana – 2: O Tempo e a Forma, Lisboa, Argumentum, 2014, pp.183-207.

SANTA MARIA, Nicolau de, Chronica da Ordem dos Cónegos Regrantes do Patriarcha S. Agostinho, Lisboa, Officina Joam da Costa, 1668.

VITERBO, Francisco de Sousa (ed.), O mosteiro de Sancta Cruz de Coimbra: annotações e documentos, 2.ª ed. corrigida e aumentada, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1914.

Fontes Manuscritas

Arquivo Nacional Torre do Tombo

– Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Pasta de documentos 19.

Biblioteca Pública Municipal do Porto

– Ms. 175, Memorias Varias de D. Vicente, 1545.

– Santa Cruz 15B [antigo Ms. 99] – Fragmentos das Chronicas de Santa Cruz de Coimbra, em 1623.